Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Obras raras da Biblioteca Nacional na Zona Portuária são destruídas por mofo e até ratos

Anexo da fundação armazena coleções como a M-18, com 4 mil livros do século XVIII. Doado em 1910, material não foi catalogado

POR 


http://oglobo.globo.com/rio/obras-raras-da-biblioteca-nacional-na-zona-portuaria-sao-destruidas-por-mofo-ate-ratos-14165888


Olá , bibliotecárias lindas desse País!

Hoje quero compartilhar esse artigo sobre o descaso que a nossa Biblioteca Nacional sofre, como tudo neste país. Se fala em milhões de reais em verba repassada para a instituição, porém que de fato não se vê aplicado na prática na conservação, manutenção, cuidado com um patrimônio intelectual do nosso país e porque não dizer da humanidade.
É triste saber que tantas obras importantes que recontam tantos momentos históricos estão apodrecendo em um prédio abandonado, mais o que esperar de um governo onde nem as vidas humanas  que compõe uma população são valorizadas? Esperar que se dê o devido valor ao bem cultural que não traz lucro apenas conhecimento. Conhecimento que talvez traga o maior bem para um povo: a liberdade! Liberdade dos enganos que nossos políticos nos fazem engolir a cada ano eleitoral, liberdade que faria um povo mais crítico e assim mais forte.

Chega a ser ridículo que a Instituição que tem como missão fazer a guarda e preservação de toda publicação de uma nação seja a que permite a deterioração desses bens insubstituíveis!

NO link acima está o artigo na integra!

boa noite!

Colaboração- indicação do artigo: Kelli Helena ( Bibliotecária)